27/07/2017 às 17:12 Dicas para Noivas

Organizar para casar!

699
9min de leitura

Organizar para casar! 

Como iniciar os preparativos sem traumas futuros?

 A festa de casamento é, sem dúvida, a festa mais esperada e desejada na vida de um casal. Acontece que organizar esse sonho,pode se tornar um pesadelo. E para que sua festa seja um prazer do início da organização ao fim do dia mágico, existem alguns pontos, regras a serem seguidas.Antes de iniciar os preparativos, é bom contratar um serviço de assessoria. Mas saiba que infelizmente nem todo profissional é honesto, e isso também se aplica aos cerimonialistas. Exija os contratos de todos os profissionais que ele te indicar e que você optar por fechar. Compare valores desses profissionais indicados, veja as referências deles e procure conhece-los pessoalmente. Você pode perder muito dinheiro deixando tudo nas mãos do seu cerimonialista.O cerimonialista deve também te dar todo suporte e auxilio nas decisões, porém o casamento é seu, e o seu estilo deve permanecer. Mas claro, ouça seu cerimonialista, ele sabe o que diz. Há uma linha tênue entre o que você quer e o que você precisa, um bom profissional sabe caminhar nessa linha.Por outro lado, o cerimonialista é a peça central do casamento, realizar um evento desse porte sem um, é inviável. É o cerimonialista que vai organizar tudo para você,quem vai reger sua festa para que ela fique harmônica, gostosa e proveitosa para vocês e todos os convidados. Sem um cerimonialista você pode se esquecer de detalhes muito importantes, e arruinar seu dia especial.Agora que você já sabe disso, vamos começar!

1. DEFINIR O ORÇAMENTO - :Quanto de dinheiro vocês podem e querem gastar com a festa. Não definir um orçamento, com certeza, é o erro mais comum nos casamentos.Se o seu teto é 30 mil, ou 300 mil, não importa. O essencial aqui é que você saiba que tem um limite, e que você gaste apenas 85% desse limite na festa, sempre temos que contar com os extras que inevitavelmente virão após a festa, como quebra de copos, taças ou até mesmo de objetos de decoração.Convidados extras ou tempo excedente de festa. Isso, sem contar a lua de mel, esse dinheiro já deve estar separado, mas se você calculou que ele está na bolha do orçamento para o casamento, então não toque nele!Segue uma média de valores, claro que isso depende da região do país, mas aqui está uma média (da cidade de Ribeirão Preto/SP) para você ter como base de valores dentro da sua realidade.Saiba direcionar seu orçamento ao que realmente importa. Se seu orçamento é alto, você tem mais tranquilidade para escolher o que terá no seu casamento. Mas se seu teto não for muito alto, então terá que fazer escolhas.Aqui vão algumas dicas na hora de definir o que seu casamento. Se seu orçamento é alto, você tem mais tranquilidade para escolher o que terá no seu casamento. Mas se seu teto não for muito alto, então terá que fazer escolhas. E aqui vão algumas dicas na hora de definir o que seu casamento terá: É o que se espera de um casamento? É muito importante para meu noivo eeu? Vai eternizar nosso momento?Feito isso, vamos lembrar que quando se faz uma festa, se faz para alguém. Além de vocês, o casal, os convidados também são peças fundamentais desde o início. 

2. LISTAR OS CONVIDADOS - Dessa forma, vocês já saberão qual o “tamanho” da sua festa. Mas lembre-se:tamanho não é documento, e muito menos sinônimo de qualidade! Então, se for preciso cortar aquele amigo do seu pai que trabalhou com ele no escritório antigo, ou mesmo aquela tia da sua mãe que nunca participou da sua vida, não hesite. Trata-se de realizar seu sonho e não de agradar terceiros. O que importa é que as pessoas queridas estejam presentes, bem servidas e curtindo muito a alegria de vocês.

3. DEFINIR DATA E LOCAL - :Esses dois itens caminham juntos, já que, de repente você sonha em casar em um local aberto, um gramado por exemplo. Sendo assim, evite meses chuvosos. E porquê definir data e local depois da lista? Veja bem, se sua lista for para um mini wedding você pode escolher entre em um bistrô elegante, algum salão mais aconchegante, pequeno. Já se sua lista for para 300 convidados, você não poderá casar em um espaço pequeno, precisará de um salão ou área maior.E ainda no caso dos seus convidados serem de fora da cidade onde será a festa, há que se pensar em hotéis, horas de viagem, tempo para que eles se recuperem dessa viagem, enfim, cuidar disso, pode implicar na data (você pode optar por um feriado prolongado, por exemplo).O local é responsável por muitos “extras”no casamento. Pois ao escolher o local você já sabe o que vai ou não precisar contratar. Se for um salão de festas, uma caixa, a decoração vai ser imprescindível, e provavelmente vai ser mais custosa. Se for um local já bem decorado,com flores, árvores, jardins, então a decoração será pontuada, apenas detalhes, e assim será menos custosa. Se sua festa for para 300 pessoas, tudo há de ser pensado para 300 pessoas, o local, o buffet, os doces, o bolo, tudo! Porém, se seu casamento for para 80 pessoas, o local também tem que ser pensado para 80 pessoas. Um local muito amplo dará impressão de festa vazia. Então há de se pensar na lista de convidados antes de definir o local.Veja tudo o que local pode te oferecer, entenda o que o local permite ou não, e tome muito cuidado com vendas casadas. Se o local for, por exemplo, um restaurante,obviamente ele já te oferecerá o buffet. Mas caso o espaço for campestre, ou um salão, este não pode te obrigar a escolher o serviço de buffet ou DJ ou decoração que ele oferece. Claro que o espaço pode te dar um bom desconto por oferecer tudo pronto, mas você não tem obrigação de fechar pacotes, isso é venda casada, e é crime.Não se deixe levar pelo primeiro local que conhecer.Façam essa primeira parte ORÇAMENTO/LISTA/ DATA E LOCAL, com pelo menos 1 ano e meio de antecedência! E se necessário já envie um Save The Date aos convidados de fora para reserva de hotel..

4 PROCURAR FORNECEDORES - :Procurar os fornecedores que normalmente trabalham com exclusividade de data: BUFFET/ FOTO/ VÍDEO/ BANDA ou DJ/CABELO e MAQUIAGEM. É interessante que esses fornecedores estejam fechados cerca de 1 ano antes do casamento.Fique atenta aos CONTRATOS! Ler, analisar e questionar o contrato é um direito seu. Existem muitas pegadinhas em contratos de casamento. Atente-se aos serviços extras, a tudo que não está escrito, fique esperta com oque “não está no contrato, mas eu faço para você”. Tudo deve estar no contrato. Você já deve ter ouvido da sua avó que o combinado não sai caro, certo?! E nem todo profissional que você contrata tem a obrigação de levar o que você imagina, por exemplo: você fecha com a banda, e esquece por exemplo de contratar os equipamentos de som necessários para essa banda, acreditando que isso já esteja incluso. Mas nem sempre está. O serviço de som e iluminação é um, o serviço debanda é outro. Pergunte à banda contratada o que eles necessitam de base e equipamentos para realizar o show com sucesso. A mesma regra se aplica aos buffets,nem sempre eles levam a comida pronta, esteja ciente de tudo que eles necessitarão,incluindo pratarias. Analise também se você terá infraestrutura para realizar sua festa,e para que os profissionais realizem seus trabalhos.Não adianta você contratar a iluminação mais linda, a banda mais completa, o som mais potente, e não ter um gerador de energia para que tudo isso funcione ao mesmo tempo. E nem sempre o espaço te oferece isso

5. DECORAÇÃO e VESTIDO - :Garantindo então a data com o fornecedor de sua preferência, vamos agora eliminar os de maior custo (caso seja em um ateliê)!Nesse ponto o estilo da festa deve estar totalmente definido! Se será uma festa de dia, por exemplo, sua decoração deverá ser mais delicada, alegre. Seu vestido não pode ser cheio de brilho,enfim, nesse momento você já deverá saber se sua festa será clássica ou folk,mais glamorosa ou mais delicada.Aqui, deve faltar no máximo 8 meses para o seu casamento, senão você poderá se atrasar com o cronograma.Dica importante: Imagine se no dia do casamento o penteado não fica como você imaginava! Ou a maquiagem maravilhosa que você viu naquela atriz fica péssima no seu rosto. Faça o teste antes, e leve fotos do seu  vestido para o profissional que fará seu make e seu penteado. É importante que ele conheça seu estilo, seu vestido e os acessórios que usará no dia. Informe também a ele o horário do seu casamento.

6. CONFERIR DETALHES:Nos - seis últimos meses, você terá a impressão que está tudo pronto. Mas não! É importantíssimo tudo que citei anteriormente estar definido e contratado, porquê agora é hora dos detalhes, e são muitos detalhes!!! DOCE/ BOLO/ FORMINHA DE DOCE/BEM CASADO/ CONVITE/ ESCOLHA DAS MÚSICAS DA CERIMÔNIA/ BOUQUET/ SAPATO/ACESSÓRIOS/ CARTÓRIO. E não pára por aí, qualquer outro detalhe é agora a hora, se quiser por exemplo dar lembrancinhas, coffe off, tudo. E ainda vai ter que ter tempo para possíveis imprevistos.Preste atenção nos detalhes! Não basta comprar a aliança, tem que se lembrar de leva-la, não basta encomendar o mais lindo buquê, tem que combinar hora de entrega e tempo que as flores poderão ficar fora de refrigeração sem murchar. O casamento para efeito civil deve ser organizado no cartório com 90 dias de antecedência a data escolhida. Quem vai levar o bolo? O cerimonialista? A cake designer? Os docinhos estarão em papel comum, ou quer um envolto diferente? Onde comprar? A doceria já oferece? Quem embrulha os bem-casados no envolto escolhido?Teremos valet? Onde os carros dos convidados ficarão? Se chover, como todos terão acesso à festa? Onde dormiremos na noite de núpcias? Temos muitos convidados de outras cidades? Onde eles ficarão?São muitos detalhes, por isso, a ajuda de um profissional assessor de eventos, cerimonialista, é fundamental para que tudo saia como você esperou e que seja minimizado os imprevistos!Tudo isso, ainda lidando com a ansiedade, a montagem da nova casa, as milhares de opiniões e palpites que surgem, enfim, tente não surtar e lidar de forma leve com tudo isso!A festa dura algumas poucas horas, o preparo dura mais de um ano. Curta preparar, tenha prazer nisso! É do que mais terá saudade quando a festa acabar!Só se casa uma vez, pelo menos é o que se espera, não é mesmo?!Então curta seu dia. Converse com seus convidados, permita-se se emocionar, beije seu noivo, tire fotos, faça graça para o vídeo, DANCE!COMA! BEBA! DIVIRTA-SE, curta seu momento, ele é único!!!

7 Agora é hora da esperada. LUA DE MEL - :Depois de todo trabalho que vocês tiveram para organizar uma festa linda para celebração desse momento, depois de todos as turbulências que permeiam o noivado e a organização de em evento, depois de todo estresse que com certeza passou, mas deixou cansaço... o mínimo que vocês merecem é uns dias de descanso só para vocês. E não tem problema se não vai ser nas Ilhas Maldivas, se não será nas praias da Grécia... pode ser ali, na cidade vizinha... num chalezinho de um amigo, ou na casa de praia do seu tio.O importante é que seja um momento só de vocês dois... sem sogra, sem mãe nem cunhados... Só vocês,descansando e aproveitando os primeiros dias do resto das suas vidas!Ah, só mais um detalhe: O casamento é, para muitos, o primeiro momento de decisões compartilhadas na vida de uma família que está prestes a se formar. Entendam que se nem o ato de se tornar família vocês dividem, vocês se ouvem, quando então irão faze-lo?Dividam esse momento, ouçam um ao outro, compartilhem tarefas e decisões, agora,no noivado, e para o resto das vidas de vocês. Conversem,sempre!

27 Jul 2017

Organizar para casar!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

22 de Ago de 2019

Importância de Contratar Cerimonialista Para Seu Casamento

14 de Ago de 2019

Voce Vai Fazer Seu Ensaio Pré Casamento Com a Gente !

21 de Ago de 2019

Making Of - Planejar É Tão importante Quanto Executar!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp